Lar São Vicente de Paula: Dois anos de monitoramento e cuidados na prevenção da covid-19 pelos profissionais da Saúde de Ibaiti

PREFEITURA DE IBAITI Contraste Tamanho do texto Acessibilidade Libras Webmail Teclas de Atalho E-SIC Ouvidoria Acesso à informação Privacidade Mapa do Site Intranet
 
Lar São Vicente de Paula: Dois anos de monitoramento e cuidados na prevenção da covid-19 pelos profissionais da Saúde de Ibaiti

16/05/2022 - 07:54

A Secretaria de Saúde de Ibaiti, através da Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Atenção Básica vem realizando um trabalho criterioso de prevenção com os idosos e trabalhadores do Lar São Vicente de Paula, desde maio de 2020.

Em razão da pandemia da Covid-19, em maio daquele ano, o governo aprovou a Nota Técnica nº 12/2020, com orientações e recomendações gerais quanto ao atendimento nos serviços de acolhimento de pessoas idosas ou com deficiência no contexto de emergência em saúde pública decorrente do novo Coronavírus. Entre várias medidas, a realização de testagem para as pessoas acolhidas e trabalhadores dos serviços de acolhimento que apresentem sintomas de Covid-19, os testes rápidos imunológicos eram realizados, a partir do 8º dia, conforme Nota Técnica DESF/SAPS/MS nº 11/2020, priorizando-se o teste PCR para os casos de pessoas acolhidas com sinais de gravidade e/ou presença de comorbidades.

O procedimento de testagem para Covid-19 em Ibaiti teve início no dia 15/07/2020, a rotina definida pela 19ª Regional de Saúde, foi realizar os testes em todos os idosos e funcionários do lar de Longa Permanência, e em casos positivos, repetir semanalmente em todos, até que o resultado fosse negativo. Após resultado negativo de todos, repetir a cada 15 dias somente aos funcionários. E, caso alguém voltasse a positivar, seria repetido o processo.

Em 15 de julho de 2021, houve um surto do vírus no local que perdurou por mais de 30 dias. Foram dias difíceis para todos, que atuaram com dedicação. Foram tomadas todas as medidas necessárias, entre elas: ampliação de local, ampliação de equipe da saúde, remanejamento de moradores, tudo para conter o surto.

Em 15 de julho de 2022, A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaiti completará dois anos de trabalho em conjunto com ILPIS/ Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Atenção Básica. Trabalho executado com cuidado e dedicação.

Durante esse período, foram entregues máscaras e oxímetros. Também foram realizadas vacinas antecipadamente, tanto contra a Covid-19 quanto contra a Influenza.

Em 2022 a Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Atenção Básica, continuam com os mesmos cuidados necessários e com novas medidas que serão adotadas.

A testagem rápida de Covid-19 continua a cada 30 dias, juntamente com visitas das Vigilâncias para renovar os cuidados e verificar as mudanças solicitadas. Também será acrescentado junto com a Atenção Básica, uma linha de cuidados para com os idosos, em forma de prevenção, psicológica, alimentar e física.

"Nossos parabéns a todos os envolvidos. Não foi fácil e continua não sendo uma rotina fácil principalmente para os que são testados a cada 30 dias. Mas tudo em prol de um bem maior, a saúde e o bem estar dos nossos queridos idosos", disse o secretário de Saúde Leandro Moreira dos Reis.

"Estar feliz é bom, mas alguém estar feliz por causa do que você fez e faz, é maravilhoso, por isso continuamos cuidando pela felicidade dos nossos idosos que precisam tanto", concluiu o secretário.

Assessoria de Comunicação
SERVIÇOS
DADOS DA PREFEITURA
77.008.068/0001-41
Prefeitura Municipal de Ibaiti
ENDEREÇO
Praça dos Três Poderes - Rua Vereador José de Moura Bueno, 23
CENTRO - IBAITI/PR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta: Manhã: 08:00 as 11:30

Tarde: 13:00 as 17:00

E-MAIL/TELEFONE
atendimento@ibaiti.pr.gov.br
(43) 3546-7450