IBAITI - Equipes das Unidades Básicas de Saúde do Município passam por treinamento para realizarem testes RT-PCR (swab nasal). Unidades estão aptas para realizarem exames da Covid-19

PREFEITURA DE IBAITI Contraste Tamanho do texto Acessibilidade Libras Webmail Teclas de Atalho E-SIC Ouvidoria Acesso à informação Privacidade Mapa do Site Intranet
 
IBAITI - Equipes das Unidades Básicas de Saúde do Município passam por treinamento para realizarem testes RT-PCR (swab nasal). Unidades estão aptas para realizarem exames da Covid-19

23/11/2021 08:05:45

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaiti realizou na sexta-feira (19), um treinamento com profissionais da saúde para realizarem a coleta de swab nasal em pacientes com sintomas do Coronavírus.

O exame clínico do padrão RT-PCR, mais conhecido como swab nasal ou teste do cotonete, que tem um grau maior de precisão para detectar a presença do novo coronavírus, a partir de agora serão realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

A descentralização dos atendimentos e coletas dos testes do swab do Hospital de Campanha para as UBS se deve ao fato que grande parte da população ibaitiense já estar imunizada com as vacinas.

Segundo o secretário de Saúde do município Leandro Moreira dos Reis, todas as equipes de enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde já estão treinadas e possuem conhecimento técnico para realizarem a coletas de material nas próprias Unidades Básicas de Saúde.

"Todo o atendimento aos pacientes com sintomas do Coronavírus já pode ser realizado nas UBS, com manejos clínicos adequados para a realização dos testes", disse o secretário.

Nos exames são coletadas, com cotonetes, amostras de secreções do nariz do paciente. O teste deve ser feito preferencialmente na primeira semana após o início dos sintomas, ocasião em que a pessoa já possui boa quantidade do vírus Sars-Cov-2 no organismo.

Para o prefeito Dr. Antonely Carvalho, a realização dos testes nas UBS vão trazer mais comodidade a população que não precisará mais deslocar até o Hospital de Campanha para coletas em casos de sintomas do Coronavírus.  "As Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada dos pacientes para o atendimento em nosso município. Nós temos toda a estrutura para realizar a coleta para os testes. O cidadão com sintomas poderá realizar os testes na UBS mais próxima da sua casa. Isto traz mais conforto e segurança para todos", declarou o prefeito.

Edição: Assessoria de Comunicação

SERVIÇOS
DADOS DA PREFEITURA
77.008.068/0001-41
Prefeitura Municipal de Ibaiti
ENDEREÇO
Praça dos Três Poderes - Rua Vereador José de Moura Bueno, 23
CENTRO - IBAITI/PR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta: Manhã: 08:00 as 11:30

Tarde: 13:00 as 17:00

E-MAIL/TELEFONE
atendimento@ibaiti.pr.gov.br
(43) 3546-7450