Prefeitura de Ibaiti intensifica ações de combate à dengue com homens, caminhões e máquina em limpeza de bairros e pede apoio da população para manter cidade limpa

PREFEITURA DE IBAITI Contraste Tamanho do texto Acessibilidade Libras Webmail Teclas de Atalho E-SIC Ouvidoria Acesso à informação Privacidade Mapa do Site Intranet
 
Prefeitura de Ibaiti intensifica ações de combate à dengue com homens, caminhões e máquina em limpeza de bairros e pede apoio da população para manter cidade limpa

A Prefeitura de Ibaiti através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos estão trabalhando incansavelmente na prevenção e combate à dengue no município. O objetivo é conscientizar toda a população sobre a importância da prevenção.

A campanha reforça a necessidade de cada um tomar a iniciativa de proteger a sua casa e de seus familiares contra o mosquito, responsável pela transmissão de três doenças: Dengue, Zika e Chikungunya. O descarte correto do lixo é fundamental para que recipientes não se tornem criadouros do Aedes aegypti. A devida separação e a colocação do lixo em dias e horários certos de coleta, conforme sua região, também ajuda no combate à dengue.

Nesta semana, homens, caminhões e máquinas da Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos iniciaram os serviços de limpeza em terrenos baldios e coleta de entulhos na frente de residências na cidade. Os trabalhos começaram nos Bairros Cohapar, Bom Pastor, João Edmundo de Carvalho, Gralha Azul, Mãe Rainha, Centro e seguirão para outros bairros da cidade.

Agentes de endemias da Secretaria de Saúde também estão fazendo a vistoria em lotes e terrenos. Nas visitas, os agentes fazem a remoção dos criadouros, aplicam veneno para matar os ovos do mosquito e dão orientações aos moradores.

Para o prefeito Dr. Antonely Carvalho, que também é médico, a colaboração de todos é fundamental para eliminar o risco de dengue no município. A dengue apresenta um comportamento sazonal, com maior aparecimento de casos em período mais quente e úmido, típico dos climas tropicais, por isso nessa época do ano os cuidados devem ser redobrados. "A melhor forma para combater a dengue é a prevenção evitando a procriação do mosquito Aedes aegypti, eliminando os criadouros: água parada seja ela limpa ou suja. Todos na luta contra a dengue", comentou o prefeito.

A Prefeitura está realizando suas atribuições, porém ocorre que em muitos bairros, alguns lotes urbanos particulares estão em estado de abandono sendo uma das maiores reclamações da população junto à Prefeitura. Além do mato que toma conta do terreno, o espaço muitas vezes é utilizado como depósito de lixo e entulhos, favorecendo a proliferação do mosquito da dengue e também de outros insetos e roedores nocivos à saúde.

Diante das reclamações, a prefeitura pede a colaboração de todos os proprietários de terrenos para que executem a limpeza em seus lotes. A administração municipal pede também a colaboração da população para participar e ajudar o poder público a manter a cidade limpa não jogando entulhos e materiais sem serventia em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas.

Edição: Gilson Sarrafho/Assessoria de Comunicação

SERVIÇOS
DADOS DA PREFEITURA
77.008.068/0001-41
Prefeitura Municipal de Ibaiti
ENDEREÇO
Praça dos Três Poderes - Rua Vereador José de Moura Bueno, 23
CENTRO - IBAITI/PR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta: Manhã: 08:00 as 11:30

Tarde: 13:00 as 17:00

E-MAIL/TELEFONE
atendimento@ibaiti.pr.gov.br
(43) 3546-7450